17 DE JUNHO, DIA MUNDIAL DE COMBATE À SECA E À DESERTIFICAÇÃO

O dia 17 de junho é o Dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação. Uma data que deve promover a reflexão sobre as mudanças climáticas e a importância da preservação ambiental. Em 2015 a ONU estabeleceu, entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o ODS n°13 que alerta sobre os impactos das mudanças climáticas. Em um pacto Global entre países, o projeto para Agenda 2030, estabelece metas de ações sustentáveis, que visam minimizar os impactos das transformações climáticas.

.

No nordeste do Brasil o Bioma Caatinga apresenta mais de 45% do seu território em processo de desertificação, de acordo com um mapeamento feito pelo INPE em 2015. Os dados são preocupantes e alertam sobre a importância da preservação da caatinga.


Uma das alternativas é o fomento de ações efetivas de preservação ambiental, através de apoio à organizações comprometidas com a conservação ambiental.


Confira no vídeo a seguir, um pouco sobre as iniciativas da Reserva Olho D'água das Onças para preservação do Bioma Caatinga.


Por: Valécia Estrela