Quem somos

A Reserva Ecológica “Olho D’água das Onças” é uma Organização Não Governamental, identificada como uma Unidade de Conservação, que tem como principal missão proteger e conservar a biodiversidade da Caatinga, um Bioma  exclusivo no território Brasileiro. Sua sede está localizada na zona rural, a 11 km do município de Picuí na Paraíba.

Histórico:

Fundada em 2005, a Organização desenvolveu ao longo dos anos, através de parcerias com universidades; associações; agentes públicos e colaboradores; projetos e iniciativas de preservação do Bioma Caatinga, mediante ações de integração com instituições de ensino e criação de campos de pesquisa para promover a educação ambiental. 

reservaODAO.png

Objetivos: 

A Reserva surgiu com o propósito de contribuir com a conservação do Bioma Caatinga, através da proteção de uma área destinada à sua preservação ambiental, na qual está sediada. Desde o ano de 2005 alinhou suas atividades a iniciativas públicas de educação ambiental e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio (ODM), e atualmente aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pelas Organizações Unidas (ONU) em um pacto Global para Agenda 2030.
 

 

Dimensões territoriais:

 

A área da Reserva ecológica está dimensionada em 20,73 hectares, dos quais aproximadamente 18,26 hectares são formados de vegetação nativa da caatinga, totalmente preservada. Os outros 2,48 hectares correspondem as áreas integradas, nos quais se localiza a sede de apoio logístico da reserva, e onde estão em fase de implementação o Museu da Caatinga, com exposição de bens culturais e peças em artesanato que representam a fauna e a flora da caatinga. Nesta área integrada também serão implementados área de lazer e recreação, viveiro para produção de mudas, chalés com restaurante rural para estimular o turismo ecológico.

 

Missões:

 

  • Proteção da biodiversidade do Bioma Caatinga mediante o estabelecimento de uma reserva natural particular e promulgação de parcerias e ações que viabilizem a redução das ameaças contra a natureza, tais como a caça ilegal ou a remoção de produtos florestais, usando um quadro específico de pessoal e colaboradores e áreas de pesquisa.
     

  • Averbação de áreas da Reserva como RPPN é uma das nossas missões para viabilizar a sustentabilidade do patrimônio natural.


Campos de atuação:

 

  • Pesquisa: a Reserva Olho D’água das Onças abriu espaço para que pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entre outras instituições de ensino, desenvolvessem pesquisas de campo em sua localidade, tendo a biodiversidade do Bioma Caatinga como principal objeto de estudo. Umas das expectativas da Reserva adquirir informações cientificas que auxiliem nas ações de preservação e revitalização da Caatinga, que enfrenta nos últimos anos um período de degradação ambiental.
     

  • Integração: A integração da proteção do Bioma Caatinga e sua biodiversidade com as carências e desejos da região, promovendo a geração de empregos e um amplo programa de extensão local, especialmente na área educacional e produção de mudas de espécies nativas do Bioma Caatinga;
     

  • Proteção: Resgate e reintrodução de espécies da fauna ao hábitat natural.

  • Turismo ecológico: promover a visitação pelo público em geral para que este possa conhecer e apoiar o projeto, assegurando assim a sua sustentabilidade e viabilidade financeira em longo prazo, se tornando em uma vitrine exemplar onde outros esforços de proteção e conservação do Bioma Caatinga possam se espelhar e encorajar.
     

  • Participação voluntária: Assim diante da realidade ambiental do semiárido nordestino e da Caatinga, a reserva Ecológica visa elaborar projetos de sustentabilidade que possam contar com o apoio e a participação pública. A participação do voluntariado é indispensável neste projeto de preservação do Bioma Caatinga.

ods.png

Ilustração: 17 ODS. Fonte: ONU Brasil 

Pesquisa
Pesquisa

Imagens de pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em trabalho de campo na Reserva Ecológica Olho D'água das Onças, em Picuí.

press to zoom
Coletas
Coletas

Coletas licenciada de Répteis, anfíbios e serpentes para estudos de comportamento.

press to zoom
Estudos de graduação
Estudos de graduação

Produção de relatórios de coletas de dados para produção de Trabalhos de Conclusão de Curso.

press to zoom
Pesquisa
Pesquisa

Imagens de pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em trabalho de campo na Reserva Ecológica Olho D'água das Onças, em Picuí.

press to zoom
1/4

 

Confira um vídeo do Deputado Buba Germano contanto um pouco sobre a idealização da Reserva Ecológica:  

Contato:

Para quem desejar conhecer mais sobre os projetos Reserva Ecológica Olho D’água das Onças, basta entrar em contato pelo email: reservaolhodagua@gmail.com ou acessar nossas redes sociais. 

Parcerias

UFCG-Central.png
  • Instagram

@ufcg_oficial

WhatsApp Image 2021-04-06 at 11.27.45.jp
  • Instagram

portal_picui_hoje

CARTÃO 1_1 - Copia.png
  • Instagram

@vanessaarquiteta